O futebol brasileiro está encontrando, nesta fase inicial da Libertadores, um terreno fértil de conquistas, a ponto de fazer prever que todos os seis times empenhados na competição vão passar à fase seguinte da competição. É claro que alguns o farão com maior brilho, outros talvez até mesmo com alguma dificuldade, mas, em minha opinião, seria uma surpresa o futebol brasileiro não levar todos seus representantes à fase de eliminação direta, o conhecido mata-mata.
Se não, vejamos. No Grupo 1 Santos e Internacional são os lógicos favoritos, em que pese a ameaça dos bolivianos do The Strongest que só consegue fazer jús a seu nome quando ajudado pela altitude de La Paz.
No Grupo 2 o Flamengo luta com o argentino Lanus e o paraguaio Olimpia, mas tudo indica que conseguirá um lugar ao sol. No Grupo 4, embora não jogando muito bem, o Fluminense está dominando, com três vitórias em três jogos, com a vitória conseguida sobre o Boca em Buenos Aires sendo muito positiva, notadamente no aspecto psicológico. No Grupo 5 o Vasco, também sem jogar muito bem, está conseguindo amealhar os pontos necessários. E por fim, no Grupo 6, com um futebol solidário e uma boa organização tática, o Corinthians lidera firmemente, parecendo ter deixado para trás o trauma de disputar a Libertadores.
Assim, é lógico aguardar a classificação de todos, quando então, na fase de eliminação direta, esta Libertadores vai começar para valer.
Brasil e Libertadores, um casamento feliz
Anterior