Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Uma Ferrari muito feia

por Claudio Carsughi 07/02/2012
por Claudio Carsughi 07/02/2012
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

A apresentação da nova Ferrari deixou claro, ao menos para mim, que se trata de um dos F1 mais feios de toda a longa história do Cavallino. O que, no fundo, não significa absolutamente nada, se lembrarmos de outra Ferrari muito feia, aquela que levou Jody Schekter a ser campeão mundial em 1979, fazendo dobradinha com Gilles Villeneuve, e que, com as vitórias, acabou parecendo até bonita.
Dito isto, vale lembrar que se trata de um projeto, devido a Pat Fry, inovativo para os parâmetros de Maranello, com a parte dianteira que evidencia um grande “degrau” para baixo e uma visão frontal quadrada e uma traseira que, à exemplo da McLaren, é contida em suas dimensões. Esta parte traseira será determinante para o desempenho aerodinâmico do carro, agora que foram proibidos os difusores “soprados”.
Pelo resto, tinha-se falado muito das novas suspensões, tanto as dianteiras como as traseiras, que são do tipo “pull-rod”, uma solução que a Ferrari não utilizava há 11 anos, mas sua eficiência só poderá ser sentida nos treinos de Jerez, a partir do próximo dia 7, quando Felipe Massa vai dirigí-la pela primeira vez. E, no fundo, só mesmo no GP de abertura da temporada é que teremos uma comparação válida com os adversários, pois, como é sabido, várias equipes de ponta reservam algumas soluções técnicas (e as mantém em segredo) para serem usadas apenas quando começar o campeonato.
Na apresentação, feita pela internet, Massa e Alonso declararam-se otimistas quanto ao desempenho do novo carro mas isso não deve ser levado muito em conta. Seria curioso, aliás, se ambos tivessem assumido um diferente posicionamento…

Acompanhe-me no twitter.



AlonsoCarsughiDomenicaliesporteFerrariFórmula 1FreyMassaMontezemolo
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Apresentada a nova Red Bull, bastante semelhante à Ferrari
Próximo
Red Bull: ainda favorita

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

    05/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?