A apresentação da McLaren, que vai disputar o mundial deste ano, revelou – visualmente – um cuidadoso trabalho de aperfeiçoamento do carro que, no final da temporada passada, chegou a incomodar a vitoriosa Red Bull. A coisa que mais chama a atenção é a traseira, extremamente reduzida em suas dimensões laterais, com os pontos de ligação das suspensões que repetem o mesmo esquema do ano passado, permitindo uma linha aerodinâmica bem “limpa”. A frente é plana, baixa e alongada além do plano principal do aerofólio dianteiro, ao mesmo tempo em que foi mantido o característico duto inferior que tem como função canalizar os fluxos de ar ao lado do monocoque. As tomadas de ar laterais permanecem com um desenho mais ou menos quadrado e chama a atenção a compactação da zona inferior.
Ao mesmo tempo, a linha de cintura mais baixa permite ligar a parte superior do monocoque às laterais, mantendo um plano único. Esta solução aerodinâmica garantiu, em minha opinião, uma maior “limpeza” do carro todo.
De toda forma, essas valem apenas como considerações preliminares, a partir da apresentação estática do carro. Serão os próximos testes de pista a fornecer uma primeira base para julgar as qualidades desta nova McLaren, cujos pilotos – Hamilton e Button – foram pródigos de elogios para com o trabalho da engenharia da fábrica.