A Honda apresentou recentemente seu modelo Civic edição 2012, reposicionando-o entre City e Accord, de forma a oferecer um sedã médio com boa relação custo-benefício, tanto na sua versão de entrada, como na de tope. Ambas usam o conhecido e confiável motor 1.8 flex que conta com um comando de válvulas variável (em inglês, i-VTEC, iniciais de intelligent Variable Valve Timing Control) que foi ulteriormente aperfeiçoado. Com isso, foram reduzidas as emissões de poluentes e, ao mesmo tempo, diminuiu o consumo de combustível, seja ele álcool ou gasolina, acompanhando a forte preocupação ecológica européia.
Para torná-lo ainda mais agradável ao dirigir, foi acoplada ao motor uma transmissão que pode ser do tipo manual, com 5 marchas de engates suaves e precisos, com o já tradicional curso curto, o que aumenta a velocidade das trocas, ou então automática, também de 5 marchas. Esta versão, denominada em inglês Shift Hold Control, garante ao motorista, sobretudo no trânsito conturbado das metrópoles, um elevado grau de conforto. Existe ainda, para quem deseja dirigir mais esportivamente, a opção de trocar as marchas por meio das borboletas colocadas atrás do volante, o que torna bem mais divertida a direção.
Quanto à direção, ela é do tipo acionado eletricamente, e denominado em inglês EPS (iniciais de Electric Power Steering). Isto traz, como vantagem em relação às direções tradicionais que são acionadas pelo motor, um ganho de potência que é posto à disposição do motorista, ao invés de ser desperdiçado para acionar a direção. E, como requinte final, temos um novo design do volante, que permite uma melhor “pega” e portanto cansa menos o motorista.
Confira agora, no making of do filme da campanha, as novidades do novo sedã:
Honda apresenta Civic 2012
Anterior