Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1Geral

Duas tragédias evitáveis ?

por Claudio Carsughi 24/10/2011
por Claudio Carsughi 24/10/2011
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Marco Simoncelli


Dan Wheldon

Recentemente faleceu num trágico acidente ocorrido numa corrida da F. Indy, e domingo foi a vez de Marco Simoncelli, morrer num acidente numa prova da Moto GP. Ambos os acidentes espetaculares, mas não por isso menos trágicos, deixando no ar a dúvida : poderiam ter sido evitados ?
Em minha opinião se trata de casos diferentes. Nos Estados Unidos o que aconteceu deve ser imputado a um ero dos organizadores, pois levaram os monopostos da F. Indy a correr num circuito apenas adequado à Nascar, onde os carros são bem mais pesados e mais lentos. Num oval curto, era lógico que um eventual acidente poderia envolver muitos carros e suas consequências seriam imprevisíveis, pois do lado de fora de um oval não existe área de escape. Assim a culpa, embora de nada adiante agora definir a quem especificamente atribuir a responsabilidade do ocorrido, já que os ovais são uma característica das corridas norte-americanas e serão sempre usados, fica para mim bem clara e evidente
Já o ocorrido em Sepang deve ser atribuido à fatalidade. Cair, para um piloto de moto, é acontecimento freqüente e que já faz parte do rol de riscos a que se expõe quem anda muitas vezes a mais de 300 km/h em duas rodas. O que não consigo entender é a dinâmica do acidente com Simoncelli voltando, já no chão, com sua moto para o meio da pista, enquanto normalmente deveria ter continuado, sempre no chão, para a esquerda, onde se encontrava a área de escape. A partir daí, foi inevitavel o choque com a Yamaha de Edwards e a Ducati de Rossi, formando o quadro de uma tragédia que tirou de nosso convívio a maior esperança do motociclismo italiano dos últimos tempos, o garoto irreverente que Valentino Rossi considerava seu irmão menor e seu herdeiro nas pistas.

CarsughiDan WheldonesporteFormula IndyMoto GPSimoncelliValentino Rossi
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Santos e Botafogo: um clássico que lembra Pelé e Garrincha
Próximo
São Paulo: jogadores no teste da verdade

Você também pode gostar...

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim