Recentemente faleceu num trágico acidente ocorrido numa corrida da F. Indy, e domingo foi a vez de Marco Simoncelli, morrer num acidente numa prova da Moto GP. Ambos os acidentes espetaculares, mas não por isso menos trágicos, deixando no ar a dúvida : poderiam ter sido evitados ?
Em minha opinião se trata de casos diferentes. Nos Estados Unidos o que aconteceu deve ser imputado a um ero dos organizadores, pois levaram os monopostos da F. Indy a correr num circuito apenas adequado à Nascar, onde os carros são bem mais pesados e mais lentos. Num oval curto, era lógico que um eventual acidente poderia envolver muitos carros e suas consequências seriam imprevisíveis, pois do lado de fora de um oval não existe área de escape. Assim a culpa, embora de nada adiante agora definir a quem especificamente atribuir a responsabilidade do ocorrido, já que os ovais são uma característica das corridas norte-americanas e serão sempre usados, fica para mim bem clara e evidente
Já o ocorrido em Sepang deve ser atribuido à fatalidade. Cair, para um piloto de moto, é acontecimento freqüente e que já faz parte do rol de riscos a que se expõe quem anda muitas vezes a mais de 300 km/h em duas rodas. O que não consigo entender é a dinâmica do acidente com Simoncelli voltando, já no chão, com sua moto para o meio da pista, enquanto normalmente deveria ter continuado, sempre no chão, para a esquerda, onde se encontrava a área de escape. A partir daí, foi inevitavel o choque com a Yamaha de Edwards e a Ducati de Rossi, formando o quadro de uma tragédia que tirou de nosso convívio a maior esperança do motociclismo italiano dos últimos tempos, o garoto irreverente que Valentino Rossi considerava seu irmão menor e seu herdeiro nas pistas.