Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fiat

Fiat 500, agora sim, acessível a todos!

por Claudio Carsughi 02/09/2011
por Claudio Carsughi 02/09/2011
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

FIAT 500

Ao longo dos anos fiquei curioso pelo fato das montadoras aqui sediadas, não entrarem num nicho de mercado que julgo bem interessante, o do carro pequeno mas não despojado, muito pelo contrário com todos os opcionais de um sedan grande e luxuoso, o que permitiria ao feliz proprietário de um carro de tope, aqueles que começam com um motor V6 e vão até os raros V12, passando pelos tradicionais V8, usar, no dia a dia, um carro pequeno mas ágil e confortável no trânsito conturbado das nossas metrópoles. Deixando o sedan grande para viagens e fins de semana com a família.
Na Europa isto era comum e permitiu o aparecimento de verdadeiros ícones, como o Mini, algumas versões da Lancia e da Alfa, e outros ainda. Aqui tivemos algumas tentativas artesanais, como o Mini Dacon, por exemplo, mas não passou disso. E só recentemente, com a importação da Fiat 500, do Mini e do Smart, a proposta foi reapresentada e teve êxito.
Antes disso, no após guerra, na Italia tinha surgido o carro pequeno destinado a motorizar uma larga faixa de população, aquela que tinha sido conquistada por Vespa e Lambretta e que agora (falo do final da década de 50) queria chegar às quatro rodas. Supérfluo lembrar que, após um começo tímido, o Fiat 500 foi um retumbante sucesso.
Voltando à atual situação do mercado brasileiro, é possível prever que o Fiat 500, agora importado do México na versão que é vendida nos Estados Unidos e que difere em vários pontos da comercializada na Europa em função de diferentes exigências regulamentares, vá ganhar sua fatia de mercado. Exatamente como segundo ou até mesmo terceiro carro da família, ou como o carro que o proprietário vai usar no trânsito diário. Seu preço, mais baixo do que a versão inicialmente importada da Europa, em função do acordo comercial com o México e conseqüente inexistência da taxa de 35% cobrada pelo Brasil sobre os veículos fabricados no exterior, constituirá certamente o impulso final para que isto ocorra.

CarsughiesporteFiat 500industriaindustria automobilisticamercadopreço
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Felipe Massa: corrida complicada e pneu furado
Próximo
Italia derrota Eslovênia e se classifica para as finais do campeonato europeu

Você também pode gostar...

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

Fiat Pulse ganha maquiagem e novos itens para 2026

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair