Recentemente Rivaldo, do alto de sua vitoriosa experiência, aconselhou os novos valores do futebol brasileiro, com expressa referência a Neymar, Ganso e Lucas, a ir o quanto antes para algum clube europeu Ele entende que, assim fazendo, esses garotos ganharão uma projeção maior, um mais apurado sentido tático e, conseqüentemente, um respeito maior por parte dos que serão seus adversários na Copa de 2014.
A idéia de Rivaldo merece, em minha opinião, uma cuidadosa análise, pois a questão não é tão simples assim e oferece, como em toda discussão, dois lados opostos.
A favor da idéia de Rivaldo fica a maior projeção mediática, coisa clara se pensarmos que os jogos dos clubes sulamericanos, nacionais ou internacionais que sejam, são transmitidos geralmente por televisões fechadas e em horários adequados apenas a guardas noturnos. Um jogo do campeonato brasileiro iniciando às 3 da madrugada, por exemplo, não consegue jamais competir, em índice de audiência, com os campeonatos locais. E com maior exposição na mídia, crescem também, para o jogador, as chances de incrementar os ganhos com publicidade.
Por outro lado, se os garotos forem muito bem, aumentará o respeito por seu futebol por parte dos adversários, o que se reverte, em termos de seleção brasileira, num fato positivo para todos.
O outro lado da medalha, porém, é também digno de análise. Ficando aqui, o crescimento técnico e tático fica mais fácil, por se encontrarem num ambiente conhecido e muitas vezes pronto a desculpar eventuais erros ou até mesmo má fases. Como, por exemplo, está ocorrendo neste momento com Ganso, e, em menor escala, com Neymar no Santos e Lucas no São Paulo. E provavelmente num Real Madrid a cobrança seria bem mais forte, já que o jogador carregaria sempre a etiqueta de quanto custou.
Além do mais, num aspecto geral, a presença desses valores por aqui, torna mais interessante o campeonato brasileiro e as demais competições que podem te-los como protagonistas. E, direta conseqüência disso, aumenta seu valor comercial em função de futuras transações. Já pensaram o que poderiam valer, em 2014, esses garotos levando consigo o laurel de uma vitória na Copa do Mundo ?
Eu sinceramente fico na dúvida. E vocês,amigos leitores, o que acham ?
O conselho de Rivaldo
Anterior