Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Na Ferrari, Costa pagou o pato

por Claudio Carsughi 24/05/2011
por Claudio Carsughi 24/05/2011
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Aldo Costa


Não muito tempo atrás escrevi que dois elementos de primeiro plano na Ferrari, Aldo Costa e Nick Tombazis, corriam perigo de serem demitidos. E após o fracasso no GP da Espanha quem acabou pagando o pato foi exatamente Aldo Costa, que não é mais o diretor técnico da Ferrari. Essa área foi reorganizada, com uma nova divisão de funções. Assim, enquanto o setor de motores e eletrônica continua entregue à Luca Marmorini, Pat Fry passa a responder pelo monocoque e Corrado Lanzone pela produção.
Aldo Costa, por sua vez, será aproveitado em outra função, provavelmente na área de carros granturismo já que ele, em 1995, tinha sido contratado exatamente para desenvolver o projeto da versão GT-Le Mans da F50. Vale lembrar que Costa, formado na Faculdade de Bologna, começou a destacar-se na F1 em 1988 na Minardi como responsavel pelo cálculos estruturais, depois até 1991 foi o responsável do projeto do carro e sucessivamente diretor técnico da equipe sediada em Faenza.
Na Ferrari de F1, onde chegou em 1996, tornou-se responsavel pelo projeto do monocoque e dois anos mais tarde passou a ser assistente do projetista-chefe Rory Byrne, tomando seu lugar em 2004. Em 2006 foi nomeado chefe da Direção Monocoque e a 1º de janeiro de 2008 para a ser o novo diretor técnico da firma de Maranello, cargo ocupado até hoje. Na verdade, em minha opinião sem muito sucesso…

Aldo CostaCarsughiCostaesporteF1FerrariFórmula 1Tombazis
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Ainda Vettel e Red Bull
Próximo
Seedorf fica no Milan

Você também pode gostar...

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3