Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Algo mudará na F1 ?

por Claudio Carsughi 01/05/2011
por Claudio Carsughi 01/05/2011
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


Passei alguns dias em Maranello falando com muita gente, técnicos, críticos e jornalistas, até mesmo alguns torcedores e conseguí tirar algumas conclusões. Umas contingentes, outras definitivas, todas, para minha forma de pensar, muito interessantes. Embora algumas queira mante-las para mim, já que não desejo provocar polêmicas que possam envolver profundos conhecimentos tecnológicos, especialmente no setor da fluidodinâmica. Assim, por exemplo, não vou entrar no merito da qualidade de um tunel de vento, após ter lido, por parte de alguns críticos, julgamentos que beiram o ridículo.
Isto posto, ficou-me a idéia de que o projeto da atual Ferrari tem pontos positivos e pontos negativos. Nos negativos a idéia, oriunda dos resultados do tunel de vento, de que o carro tinha uma downforce superior à real. O que originou, entre outras coisas, uma tendência à saida de frente que diminui a velocidade em curva, sobretudo na fase de saida, e determina um gasto de pneus mais elevado. Nos pontos positivos uma elevada confiabilidade e a possibilidade de introduzir interessantes modificações no projeto original sem ter que refazer todo o carro.
A isto tudo se soma a tática da mureta de box, que torna os responsáveis geniais quando acertam e bestiais quando erram…isto, naturalmente com a definição, como se diz aqui na Italia, com o “senno di poi”, isto é sabendo já o que aconteceu.
O GP da Turquia, como senti conversando com Alonso 4.a feira passada no restaurante “Montana”, apos te-lo encontrado pela manhã na fábrica, vai, de toda forma, fornecer interessantes indicações em relação ao futuro deste campeonato. Um futuro em que, em minha opinião, o melhor carro pode continuar sendo a Red Bull de Newey, muito mais do que a Red Bull de Vettel e Webber. Isto no sentido de que na equação carro/piloto, o carro ainda vale bem mais…

AlonsoCarsughiesporteFerrariFormuçla 1GP TurquiaMaranelloNeweyRed BullVettelWebber
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Balanço positivo para os brasileiros na Libertadores
Próximo
A prova dos 9 para a Ferrari

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?