Encerrada a fase de grupos da Taça Libertadores, entendo que para os clubes brasileiros o balanço geral da competição foi até agora bastante positivo e tal de permitir esperar o triunfo final de um deles.
Naturalmente nem tudo foi fácil. Num determinado momento o Santos, por exemplo, encontrou-se em situação delicada, da qual soube sair airosamente. E o Fluminense, qual doente na UTI, já desenganado pelos médicos, ressurgiu das cinzas e se classificou, embora de forma dramática. E até com direito, na melhor tradição de épocas passadas, de um far-west ao final do jogo. O que, por sinal, não deve surpreender pois ao final de Avai x Botafogo, pela Copa do Brasil, tivemos cenas quase semelhantes.
De toda forma, agora, com a disputa das oitavas de final, o panorama é diverso. Eu entendo que, em dois jogos, quase sempre o melhor acaba se impondo. Mas uma jornada infeliz na primeira partida, sobretudo se jogada em casa, pode por tudo a perder.
E, a este respeito, entendo que é melhor jogar a primeira fora, para depois decidir a classificação em casa, embora haja críticos que pensam de forma exatamente oposta.
E vocês, o que acham ?
Balanço positivo para os brasileiros na Libertadores
Anterior