Uma análise do público presente nos jogos do campeonato paulista mostra claramente que o futebol foi transformado num espetáculo para a televisão, obedecendo às suas regras, às colocações nas grades de programação e à cuidadosa escolha de datas, de forma a não interferir com os demais programas das emissoras.
Só assim se explicam determinadas decisões, como a mais recente, a de programar jogos do próximo campeonato brasileiro aos sábados à noite, com início às 21 horas. É clara, em minha opinião, a busca de uma audiência sobretudo masculina que pode encontrar, ficando em casa, uma razão de ter uma diversão interessante e economicamente válida. E se a mulher quiser assistir a outro programa, poderá utilizar outro aparelho de televisão, coisa que, no fundo, não desagrada ninguém, do lado de lá, pois, na pior das hipóteses, forçará a venda de mais aparelhos de tv.
Quanto aos que gostam de ir ao estádio, eles são cada vez mais penalizados e respondem a isso com um afastamento bem evidente. De resto, só sendo um pouco masoquista para gastar dinheiro com ingresso, não ter à disposição locais limpos para sentar, enfrentar banheiros raramente impecáveis e as costumeiras dificuldades de trânsito, além de transportes públicos que não se adaptam aos horários noturnos dos jogos de futebol. Em suma, se alguém quisesse convencer o espectador a trocar o desconforto do estádio pelo conforto e economia do sofá de casa certamente não conseguiria fazer melhor.
E vocês, o que acham disso tudo ?