Hoje, pela manhã, o Flamengo soltou a seguinte nota:
Um time campeão da Florida Cup, superando um dos possíveis finalistas da Champions League.
Um time campeão inconteste do Campeonato Carioca.
Um time que lidera seu grupo na Libertadores.
Um grupo de profissionais vitoriosos – comissão técnica e jogadores – totalmente cientes da importância de seu trabalho e de suas grandes responsabilidades.
Este é o Flamengo que, para a tristeza de alguns, retoma sua história de campeão.
Talvez seja por isso que vemos aparecer, em certos veículos de comunicação e em algumas redes sociais, os ataques mentirosos e as tentativas de se criar crises infundadas, que recorrentemente aparecem às vésperas de jogos importantes.
Mais uma vez elas estão de volta, com toda a força, antes de um momento decisivo para nosso Flamengo.
Estes ataques vêm daqueles que viram cessar seus privilégios dentro do Clube, daqueles que vivem do sensacionalismo barato, daqueles que perdem com um Flamengo mais forte.
O Flamengo, unido, vai passar por cima de todos eles.
Para a alegria da Nação rubro-negra.
Eu confesso que li, reli e refleti por alguns minutos sobre a nota, e cheguei ao entendimento de vários nadas.
Confesso, também, que não me contive sobre o fato de o clube se gabar de uma vitória, na Florida Cup – veja bem, a Florida Cup – e comparar aquele time do Ajax com o atual, que realmente tem ótimas chances de disputar a final da Champions League. Dos que enfrentaram o Tottenham nessa semana, apenas dois jogadores foram titulares contra o Flamengo, em janeiro.
De resto, o orgulho de ser campeão carioca e líder de seu grupo na Libertadores se tornou argumento máximo para se defender de supostos “ataques” de que o clube escancara uma crise.
A meu ver, a nota segue uma tendência, que era muito forte no início desta década, de postagens de indiretas via redes sociais. Aquele famoso textão que não menciona o nome de ninguém, mas quando o alvo do post o ler, saberá de que se trata dele.
Voltamos no tempo, e até agora não entendi o porquê da nota, tampouco da urgência de ser publicada. Assunto irrelevante que gera atenção e repercussão. Se esse era o motivo, estão de parabéns. Conseguiram!